Esse blog foi pensado como um espaço de troca de experiência sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar.
sábado, 13 de julho de 2013
Fichamento 1
VIEIRA, A.
Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004. Disponível em: < http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/_Texto_2_-VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf>
Resumo:
O texto explora a importância e
os benefícios que a tecnologia gera no trabalho pedagógico. É detalhado na obra
o significado de mensagem, dados e informação, de modo que não haja equívocos
na maneira de entender e trabalhar cada um desses pontos e transformá-los em
recursos apropriados na e para a instituição escolar. Para que isso ocorra, o
professor e o gestor tem que dominar as ferramentas tecnológicas, além de saber
transformar dados e informações em conhecimentos, pois para que isso aconteça
deve haver: comparação, consequência, conexão, conversação e acessibilidade.
Citações principais do texto:
“Sabemos dos vários benefícios
que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno.” (p. 1).
“O objetivo de uma informação é o
de fluir na maneira de quem a recebe, de interpretar alguma coisa em
decorrência do impacto que ela lhe ocasiona.”(p. 2).
“Computadores podem ser grandes
aliados dos gestores na transformação de dados e informações” (p. 3).
O conhecimento tem caráter humano
e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as
informações.” (p. 3).
“Embora obtenhamos dados a partir
de registros e informações, de mensagens, os conhecimentos têm origem em
indivíduos.” (p. 4).
“Então, se pretendemos ter um
ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos
que criar condições para que determinado conhecimento possa ser acessado.” (p.
5).
Comentários:
Com base no autor e em minhas
vivências fica evidente que o uso da tecnologia tanto no processo de
manipulação de dados e informações, quanto na organização, estruturação,
disponibilidade e geração de conhecimento, é fundamental e eficiente como
suporte e recurso eficiente para a promoção de uma relação mais interativa,
dinâmica, estimulante e prazerosa, além de rica ferramenta de trabalho, seja
ele administrativo, pedagógico ou de intermediação de conhecimento através das
tecnologias.
Questionamento:
Diante das inúmeras
possibilidades que o uso das ricas e preciosas tecnologias nos proporciona,
tanto no âmbito da gestão administrativa quanto do pedagógico, como se dariar a
formação dos agentes desse processo?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário