sábado, 13 de julho de 2013

Fichamento 1

VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004. Disponível em: < http://moodle.mec.gov.br/unb/file.php/8/_Texto_2_-VIEIRA_A._T._Funcoes_e_papeis_da_tecnologia.pdf>

Resumo:

O texto explora a importância e os benefícios que a tecnologia gera no trabalho pedagógico. É detalhado na obra o significado de mensagem, dados e informação, de modo que não haja equívocos na maneira de entender e trabalhar cada um desses pontos e transformá-los em recursos apropriados na e para a instituição escolar. Para que isso ocorra, o professor e o gestor tem que dominar as ferramentas tecnológicas, além de saber transformar dados e informações em conhecimentos, pois para que isso aconteça deve haver: comparação, consequência, conexão, conversação e acessibilidade.

Citações principais do texto:

“Sabemos dos vários benefícios que a tecnologia pode gerar no trabalho pedagógico com o aluno.” (p. 1).

“O objetivo de uma informação é o de fluir na maneira de quem a recebe, de interpretar alguma coisa em decorrência do impacto que ela lhe ocasiona.”(p. 2).

“Computadores podem ser grandes aliados dos gestores na transformação de dados e informações” (p. 3).

O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações.” (p. 3).

“Embora obtenhamos dados a partir de registros e informações, de mensagens, os conhecimentos têm origem em indivíduos.” (p. 4).

“Então, se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que determinado conhecimento possa ser acessado.” (p. 5).

Comentários:

Com base no autor e em minhas vivências fica evidente que o uso da tecnologia tanto no processo de manipulação de dados e informações, quanto na organização, estruturação, disponibilidade e geração de conhecimento, é fundamental e eficiente como suporte e recurso eficiente para a promoção de uma relação mais interativa, dinâmica, estimulante e prazerosa, além de rica ferramenta de trabalho, seja ele administrativo, pedagógico ou de intermediação de conhecimento através das tecnologias.

Questionamento:

Diante das inúmeras possibilidades que o uso das ricas e preciosas tecnologias nos proporciona, tanto no âmbito da gestão administrativa quanto do pedagógico, como se dariar a formação dos agentes desse processo?

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário