sábado, 13 de julho de 2013

 

Fichamento 2


ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, Setembro, 2002.

Resumo:
A autora apresenta o potencial administrativo/pedagógico que se pode extrair das TCIs e como elas auxiliam no desenvolvimento de estratégias para se estabelecer relações comunicativas que propiciem um ambiente de aprendizagem e gestão colaborativa entre todos os envolvidos da comunidade escolar. Almeida chama a atenção para o fator primordial, que é a qualidade da interação estabelecida a partir da TCIs e que pode ser um recurso valioso de avaliação dos fazeres docentes, discentes, administrativos ou comunitários, pois essas interações através das TICs se apresentam como suporte para o estabelecimento de comunicação, informação, atividades colaborativas e representação de conhecimentos.
Embora estejam claras as inúmeras possibilidades de uso da TICs, sem o empenho ativo, colaborativo e participativo do gestor, como agente do processo e do uso desses recursos, não será possível obter êxito em qualquer projeto.

Citações principais do texto.
“...o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC na escola, principalmente com o acesso à internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiem a comunicação; permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, articulando-os com outros espaços produtores do conhecimento, o que poderá resultar em mudanças substanciais em seu interior.” (p. 1).
“Nessa formação, cujo eixo articula a realidade da escola com o domínio dos recursos tecnológicos e com a prática com as TIC, o educador terá a oportunidade de identificar e analisar as problemáticas envolvidas em sua atuação, na sua escola, no sistema educacional e na sociedade, bem como participar de comunidades que buscam encontrar alternativas para superar tais problemas com base em novos paradigmas e metodologias que lhe permitam identificar contribuições das TIC para transformar o seu fazer profissional.” (p.2).
“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização.”(p.4).

Comentários.
Com base na autora e na minha experiência como docente e usuárias das TICs percebo o quanto podemos fazer dessa ferramenta um recurso valioso para diversos fins educacionais. São muitas as potencialidades, sem dúvidas, assim como os desafios a serem superados, mas é preciso começar para depois fazer as adequações, a medida que nos depararmos com os conflitos.

Questionamentos.


Diante de tantas possibilidades, especialmente no tocante às interações e comunicações, como poderão ser intermediadas essas comunicações sem que se torne um palco de discussões descabidas e baixarias entre os jovens usuários?

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